quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Alimentos que aumentam a imunidade

O sistema imunológico para quem tem um pouquinho de dúvida, é um conjunto de células e órgãos  que tem a função de proteger o organismo contra substâncias estranhas (bactérias, fungos, vírus, toxinas) e elimina-los do nosso corpo. Para que isso aconteça de maneira correta, as células do sistema imunológico devem estar fortalecidas, caso contrário ficamos mais suscetíveis a algumas doenças, gripes, resfriados entre outros...

Alimentação x Imunidade



Aqui vai uma lista de alimentos e nutrientes que devem ser adicionados na alimentação para que mantenha o bom funcionamento do seu sistema imunológico:

Vitamina C: além de ser antioxidante, promove a resistência a infecções respiratórias e gripes. Presente em frutas cítricas (laranja, tangerina, limão), acerola, caju, morango, tomate, pimentão, repolho e vegetais verde escuros.

Carotenoides: ativam o sistema imunológico. Está presente nos vegetais e frutas amarelo-alaranjados (damascos, manga, cenoura, abóbora), vegetais verde escuros (brócolis, couve) e vermelhos (tomates e frutas vermelhas).

Vitamina E: antioxidante e também melhora a capacidade imunológica. Presente no gérmen de trigo, óleos vegetais (girassol, algodão, azeite de oliva), abacate, oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), gema de ovo e grãos.

Zinco: presente nas ostras, peixes, carnes, aves, produtos com grãos e cereais integrais, nozes e leguminosas.

Ácido fólico: vitamina necessária para a formação de células de defesa. Está presente nos vegetais verde escuros e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha).

Selênio: presente nas oleaginosas (principalmente a castanha do brasil ou do pará), frutos do mar, gérmen de trigo, produtos com grão e cereais integrais.

Gorduras boas: (polinsaturadas ômega 3) são anti-inflamatórias e melhoram a resposta imunológica. Presente nos peixes de água fria (sardinha, salmão, atum, arenque, cavala, truta, linguado), semente de linhaça.

Probióticos: são bactérias boas do nosso intestino que atuam fortalecendo as defesas da microbiota intestinal. Presente em suplementos, iogurte e leite fermentado.

Alho: possui alicina, substância anti-inflamatória e antibacteriana.

Cogumelos reishi e shitake: possuem lentinan, substância que aumentam a produção de células de defesa.

Gengibre: tem ação anti-séptica e calmante sobre a capacidade de lidar com o frio.

Chás que fortalecem o sistema imunológico: folha de oliva (antibiótico natural), alcaçuz, ginseng,


É importante deixar claro que uma alimentação equilibrada é indispensável para uma boa saúde. Pratique exercícios físicos regularmente e tenha hábitos saudáveis. 



😘🍎 




terça-feira, 20 de setembro de 2016

Rótulos de alimentos passarão a indicar teor de lactose

Só quem tem intolerância alimentar sabe o sufoco que é comer ou beber qualquer coisa que não seja de costume, já que não é fácil saber com precisão os níveis de certas substâncias presentes nos produtos.  


 Mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai acabar com esse problema. Foi publicada uma lei em julho deste ano - Lei 13.305 - que obriga a rotulagem a dispor sobre lactose nos alimentos.



✔ A lei exige que as embalagens indiquem a presença de lactose no produto, além de estabelecer seus níveis e, em caso de alteração, que também seja informado o teor de lactose remanescente. 


Além de conferir facilidade aos consumidores, a devida regulamentação pretende garantir maior segurança jurídica ao setores que lidam com a substância.
A partir de agora, deve-se aguardar um prazo de 180 dias para que a lei vigore. 






Fonte: http://www.bonde.com.br/saude/nutricao/rotulos-de-alimentos-passarao-a-indicar-teor-de-lactose-420764.html