Os carboidratos são responsáveis por produzir a energia do nosso corpo, se consumido antes da prática esportiva, aumenta a disposição e evita a fome durante o exercício. A aveia é uma ótima aliada no ganho de massa muscular por ter um baixo índice glicêmico, ou seja, demora mais para ser digerida e virar glicose sanguínea. Outra vantagem é que evita os picos de insulina, diminuindo o acúmulo de gorduras.
É aconselhado a consumir aveia uma hora antes do exercício físico.
Fibras
A aveia é fonte rica em fibras o que melhora consideravelmente o funcionamento do intestino. Sua fibra chamada de betaglucana retarda o esvaziamento gástrico (maior tempo de saciedade), aumenta o volume do bolo fecal (diminuindo a absorção de colesterol pelo corpo), assim diminui a formação de placas de gorduras que causam doenças cardiovasculares. O farelo de aveia possui mais quantidade de fibras.
Uma dieta rica em fibras exige um maior consumo de água.
Proteínas e vitaminas
A aveia é um dos cereais de maior concentração de proteínas, 20%. As proteínas são importantíssimas na formação da massa muscular e ajudam no bom funcionamento dos órgãos. Estão presentes na aveia: Vitamina B5, auxilia no metabolismo de vários nutrientes, hormônios e anticorpos. Sua carência causa fraqueza, insônia, cólicas e câimbras. Vitamina E, que age de forma antioxidante e a Vitamina B1, importantíssima para o sistema nervoso.
Informações nutricionais
A aveia pode ser consumida de várias maneiras: mingau, com frutas, iogurte, saladas, hambúrguer caseiro, albumina e etc. O importante é manter uma dieta balanceada e aproveitar os inúmeros benefícios da aveia.
Olá geente! Janna estava meio sem tempo e me pediu para dar uma ajudinha. Afinal, hoje é o dia do Nutricionista, uma profissão que a cada dia amamos mais, então nada mais justo que o blog tivesse matéria hoje.
Parabéns a todas as nossas colegas de profissão!
Beeijos!
Marília Rangel
Nenhum comentário:
Postar um comentário