HDL colesterol
Para aumentar os seus níveis no organismo, deve-se manter um peso ideal, adotando uma dieta pobre em gorduras ruins (de alimentos gordurosos), a ingestão de carboidratos controlada (pois o carboidrato em excesso vira gordura) e a pratica regular de atividade física. Ter o HDL baixo no organismo é prejudicial à saúde. O ideal é tê-lo sempre acima de 40mg/dl para homens e para as mulheres acima de 50mg/dl.
Fontes de alimentos que ajudam a melhorar os níveis de HDL no sangue:
Fibras solúveis, morango, cereja, uva roxa, berinjela, jabuticaba, amora, azeite extravirgem, abacate, atum, sardinha e soja.
LDL colesterol
O excesso de LDL no sangue gera o acúmulo de placas de gordura nas artérias. E quanto maior o acúmulo de gordura, maiores as chances de sofrer problemas cardiovasculares.
Fontes de alimentos prejudiciais que aumentam os níveis de LDL no sangue:
Estes alimentos devem ser evitados principalmente por pacientes com problemas cardiovasculares, porque são ricos em gorduras saturadas.
Peixes fritos, carnes à milanesa, batata frita, embutidos (salsicha, presuntos, bacon, salaminho, hambúrguer...), banha de porco, leite integral, leite condensado, queijos ricos em gorduras, creme de leite e receitas feito com ele, sorvete, pudim e dentre outras coisas.
VLDL colesterol
O colesterol VLDL transporta os triglicerídeos e também aumenta o risco de doenças cardíacas. O valor de referência do VLDL é de até 30mg/dl.
Colesterol total
O colesterol total é a soma do HDL, LDL e VLDL. Ter o colesterol total alto representa um risco elevado de doenças cardiovasculares e, por isso, seus valores não devem ultrapassar os 200mg/dl. O colesterol total acima de 200 ainda não é muito preocupante, mas o individuo deverá reduzir a ingestão de alimentos ricos em gordura.
Proteja seu coração. Viva mais e melhor!
Janaína Oliveira (Janna) =*
Nenhum comentário:
Postar um comentário