terça-feira, 8 de setembro de 2015

Gestação


A gestação é um período de crescimento e desenvolvimento rápido do feto, que impõe à mãe imensas necessidades fisiológicas, metabólicas e emocionais. A nutrição adequada durante a gravidez é importante para a promoção do crescimento e desenvolvimento mental e físico do bebê.




Nutrientes mais importantes durante a gravidez:

Ao contrário do que muita gente pensa, as gestantes não comem e nem precisam comer por duas pessoas, mas elas realmente precisam de uma alimentação nutritiva e de alta qualidade para assegurar as necessidades extras de alguns nutrientes essenciais. Uma dieta balanceada deve conter todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento  do bebê e a saúde da mãe. Porém, alguns nutrientes devem receber uma atenção especial, como o cálcio (presente em leites, derivados e vegetais), o ferro, proteínas (maior fonte nas carnes) e o folato (em vegetais verde escuros).

PROTEÍNAS: É necessária durante a gravidez para permitir o desenvolvimento de tecidos fetais, placentários e maternos. O crescimento do bebê acelera no segundo mês de gestação e a necessidade de proteína acompanha esse crescimento. Em geral, a necessidade de proteína é obtida facilmente pela dieta normal e equilibrada da gestante, sem precisar de suplementação. 

CÁLCIO: É necessário em média a ingestão de 1.000mg todos os dias, pois é o máximo que o nosso corpo consegue absorver. Durante os últimos 2 trimestres da gravidez e durante a amamentação o seu corpo irá absorver mais cálcio dos alimentos do que antes.

FERRO: Durante o primeiro trimestre as necessidades são mínimas, porque não ocorre a perda de ferro associada à menstruação. As exigências de ferro aumentam durante o segundo trimestre da gravidez e atingem o seu máximo no terceiro trimestre, quando as necessidades fetais chegam ao máximo.
Muitas mulheres engravidam com baixas reservas de ferro ou até mesmo com uma breve anemia ferropriva. A anemia ferropriva aumenta o risco de parto pré-termo (prematuro), baixo peso ao nascer do bebê e mortalidade perinatal. Fora o risco de um possível comprometimento do desenvolvimento do recém-nascido no período pós-parto.

FOLATO (ÁCIDO FÓLICO) OU VITAMINA B9: A gravidez é um período caracterizado por divisão celular e crescimento suplementar, o que aumenta as necessidade de folato muito mais que outros nutrientes. O aumento da ingestão dietética de folato tem o propósito de evitar a anemia megaloblástica no final da gravidez.


Acompanhamento Nutricional

O acompanhamento nutricional durante a gravidez é muito importante para determinar o controle de peso durante o período, pois o excesso de peso pode acarretar algumas complicações como o diabetes gestacional e a hipertensão. Por outro lado, o baixo peso das gestantes pode acarretar também o baixo peso do bebê, ou seja, bebês mais susceptíveis a infecções e doenças. As gestantes também podem tirar suas dúvidas sobre a alimentação e suas dificuldades, além de ser orientada sobre a forma correta de amamentar e garantir saúde através da alimentação ao seu bebê.









Janaína de Oliveira (Janna) =*





Nenhum comentário:

Postar um comentário