terça-feira, 17 de maio de 2016

Açúcar. Você conhece todos os tipos? Qual é o melhor para a sua saúde?

Já falei por aqui sobre tantos assunto, inclusive algumas vezes sobre o sal. Hoje resolvi falar um pouco sobre o açúcar e os seus tipos, alguns são poucos citados e muitas pessoas não conhecem.

Tipos de açúcar:


- Açúcar refinado: é o açúcar mais branquinho e é facilmente encontrado nos supermercados. No processo de refinamento ele acaba perdendo as suas propriedades nutricionais (vitaminas e sais minerais) e tem aditivos  adicionados ao seu refinamento, para torna-lo mais saboroso e "branquinho".
- Açúcar mascavo: Este tipo de açúcar é feito de cana de açúcar e não passa pelo processo de refinamento e branqueamento. Nutricionalmente falando ele é muito bom, pois tem as suas propriedades conservadas, rico em minerais como magnésio, fósforo e potássio. 

- Açúcar demerara: Ele possui menos processamento que o açúcar refinado, porém não é tão puro como o mascavo. Contém minerais da cana de açúcar.
- Açúcar light: é uma mistura de açúcar (sacarose) e adoçante (sucralose, ciclamato ou sacarina). Por essa mistura, ele não é necessariamente menos calórico em relação aos outros tipos de açúcar, mas adoça em média cinco vezes mais em relação aos outros. Ele não é indicado para os diabéticos.



- Açúcar do coco: Ainda pouco conhecido, ele é bem semelhante ao açúcar mascavo só que um pouco caramelado. Ele foi pouco estudado cientificamente mas sabe-se que ele  é fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6) e minerais.


Alguns exemplos de marcas:



- Açúcar orgânico:  É um açúcar extraído da cana de açúcar cultivada sem fertilizantes ou aditivos químicos. Suas características nutricionais são bem semelhantes ao açúcar mascavo. 





"De acordo com as Dietary Reference Intakes (DRIs), a ingestão de açúcar deve corresponder a menos de 10% das calorias ingeridas diariamente, o que equivale a seis colheres de chá por dia. Porém, vale ressaltar que muitos alimentos industrializados contêm açúcar na sua composição, o que nem sempre é considerado pelas pessoas."


Bibliografias: 

USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 27. Sweets. Disponível em: https://www.ars.usda.gov/SP2UserFiles/Place/80400525/Data/SR27/reports/sr27fg19.pdf. Acessado em: 16/05/2016.

ARAÚJO, Wilma M. C., et al. Alquimia dos alimentos. Brasília: Ed. Senac DF, 2009.

Oliveira, Esquiaveto e Silva Júnior. Impacto dos itens da especificação do açúcar na indústria alimentícia. Ciênc. Tecnol. Aliment. 2007; 27: 99-102

Dietary Reference Intakes for Energy, Carbohydrate, Fiber, Fat, Fatty Acids, Cholesterol, Protein, and Amino Acids (Macronutrients). 2005.



@jannaolliveira_nutri















quarta-feira, 11 de maio de 2016

Coca-cola 'verde'. Desvendando a nova sensação do momento!

Olá queridos! Essa semana tenho visto muitas pessoas comentando sobre o mais novo produto no mercado, a coca-cola verde feita com stevia onde contém menos açúcar. Dei uma lida sobre o assunto e vi muita gente se "iludindo" com o produto...
 Mas porque nutri? 😰 Vou explicar...

Nova coca-cola verde feita com Stevia


O que é "Stevia"? 
De acordo com a EUFIC (European Food Information Council) stevia seria é um adoçante natural extraído de uma planta chamada Stevia Rebaudiana nativa da américa centra e do sul, que tem um grande potencial adocicado em relação aos outros edulcorantes encontrados no mercado. Este adoçante por não possuir calorias é bastante usado em pessoas com uma dieta regrada no controle de peso.

Bom depois dessa "pincelada" sobre o tal nome que talvez tenha sido desconhecido por você, vamos as comparações... 😁👏🏽👏🏽👏🏽


Coca-cola comum:


Vamos lá! Lógico que você não vai conseguir visualizar a lista de ingredientes da coca-cola comum mas eu vou listar aqui para que fique bem claro, mas antes, quero que vocês fiquem cientes que o ingrediente que contém em maior quantidade no alimento é aquele que aparece em primeiro lugar na lista de ingredientes encontrada na rotulagem.
Ingredientes: água gaseificada, açúcar, extratos de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV, acidulante ácido fosfórico e aroma natural.
Se a gente parar e colocar um pouco de lógica nisso aí, como mostra na imagem de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) esse valor de açúcar por porção: 37g da coca-cola é em média 148% vezes maior que o valor recomendado de açúcar a uma pessoa por dia. É ABSURDO!
Esse valor por porção é referente a dois copos de 200 ml (dois copinhos plásticos). Muitas pessoa tomam muito mais que apenas dois copos de 200 ml. Tô errada? 😒

Coca-cola verde feita com Stevia:

Vou começar novamente pela lista de ingredientes.
Ingredientes:  água gaseificada, açúcar, extratos de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV, acidulante ácido fosfórico e ácido cítrico, conservador benzoato de sódio, regulador de acidez fosfato de sódio, regulador de acidez fosfato de sódio monobásico e edulcorante glicosídeos de esteviol (13 mg) por 100 ml. 
Como deu pra ver a lista de ingrediente aumentou, o que não é nada bom. Aumentaram também a lista de aditivos compostos por sódio no produto (os que estão marcados em vermelho), então sim, a coca-cola verde tem mais sódio que a coca-cola comum.

Eu costumo dizer o seguinte: "Para saber se um alimento é bom ou não, leia os ingredientes."  É notável que nenhum desses ingredientes fazem bem á saúde, sendo coca-cola ou não, alimentos industrializados e refrigerantes no geral. Hoje em dia a população está cada vez mais exigente em relação ao que consome, consequentemente  a industria quer acompanhar o padrão que pode se chamar "saudável", mas nem todo alimento é aquilo que aparenta ser. É aí onde está a grande importância da leitura dos rótulos.

Refrigerantes no geral são maléficos a saúde independente de ter menos açúcar ou menos sódio. Evite! 







@jannaolliveira_nutri