quarta-feira, 11 de maio de 2016

Coca-cola 'verde'. Desvendando a nova sensação do momento!

Olá queridos! Essa semana tenho visto muitas pessoas comentando sobre o mais novo produto no mercado, a coca-cola verde feita com stevia onde contém menos açúcar. Dei uma lida sobre o assunto e vi muita gente se "iludindo" com o produto...
 Mas porque nutri? 😰 Vou explicar...

Nova coca-cola verde feita com Stevia


O que é "Stevia"? 
De acordo com a EUFIC (European Food Information Council) stevia seria é um adoçante natural extraído de uma planta chamada Stevia Rebaudiana nativa da américa centra e do sul, que tem um grande potencial adocicado em relação aos outros edulcorantes encontrados no mercado. Este adoçante por não possuir calorias é bastante usado em pessoas com uma dieta regrada no controle de peso.

Bom depois dessa "pincelada" sobre o tal nome que talvez tenha sido desconhecido por você, vamos as comparações... 😁👏🏽👏🏽👏🏽


Coca-cola comum:


Vamos lá! Lógico que você não vai conseguir visualizar a lista de ingredientes da coca-cola comum mas eu vou listar aqui para que fique bem claro, mas antes, quero que vocês fiquem cientes que o ingrediente que contém em maior quantidade no alimento é aquele que aparece em primeiro lugar na lista de ingredientes encontrada na rotulagem.
Ingredientes: água gaseificada, açúcar, extratos de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV, acidulante ácido fosfórico e aroma natural.
Se a gente parar e colocar um pouco de lógica nisso aí, como mostra na imagem de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) esse valor de açúcar por porção: 37g da coca-cola é em média 148% vezes maior que o valor recomendado de açúcar a uma pessoa por dia. É ABSURDO!
Esse valor por porção é referente a dois copos de 200 ml (dois copinhos plásticos). Muitas pessoa tomam muito mais que apenas dois copos de 200 ml. Tô errada? 😒

Coca-cola verde feita com Stevia:

Vou começar novamente pela lista de ingredientes.
Ingredientes:  água gaseificada, açúcar, extratos de noz de cola, cafeína, corante caramelo IV, acidulante ácido fosfórico e ácido cítrico, conservador benzoato de sódio, regulador de acidez fosfato de sódio, regulador de acidez fosfato de sódio monobásico e edulcorante glicosídeos de esteviol (13 mg) por 100 ml. 
Como deu pra ver a lista de ingrediente aumentou, o que não é nada bom. Aumentaram também a lista de aditivos compostos por sódio no produto (os que estão marcados em vermelho), então sim, a coca-cola verde tem mais sódio que a coca-cola comum.

Eu costumo dizer o seguinte: "Para saber se um alimento é bom ou não, leia os ingredientes."  É notável que nenhum desses ingredientes fazem bem á saúde, sendo coca-cola ou não, alimentos industrializados e refrigerantes no geral. Hoje em dia a população está cada vez mais exigente em relação ao que consome, consequentemente  a industria quer acompanhar o padrão que pode se chamar "saudável", mas nem todo alimento é aquilo que aparenta ser. É aí onde está a grande importância da leitura dos rótulos.

Refrigerantes no geral são maléficos a saúde independente de ter menos açúcar ou menos sódio. Evite! 







@jannaolliveira_nutri







Nenhum comentário:

Postar um comentário