Nas duas últimas décadas, pesquisadores têm se dedicado para compreender os mecanismos fisiológicos envolvidos no controle do apetite, da fome e da saciedade, e também na busca por produtos efetivos para o tratamento e controle da obesidade, incluindo os de origem natural, devido aos efeitos colaterais perigosos e o elevado custo das drogas tradicionalmente utilizadas no tratamento.
Assim, alguns derivados que possuem potenciais efeitos termogênicos ganham a nossa atenção, eles fazem com que o organismo consuma mais energia para realizar a digestão e também aumentar a temperatura corporal, facilitando assim a queima de gordura.
Entre eles se destacam:
- Pimenta (Capsiucum annum):
A capsaicina é o principal componente ativo da pimenta, sendo encontrada também em outros alimentos. É um potente estimulante dos neurônios. Alguns estudos afirmam que o consumo de alimentos contendo a capsaicina é capaz de aumentar o gasto energético e a queima de gordura, além de melhorar a tolerância à glicose, resistência à insulina e apresentar atividade antioxidante.
- Café (Coffea arábica):
A cafeína é o principal componente ativo do café, ela gera aumento da oxidação lipídica (cerca de 44%) e estimuladora da termogênese. Seu efeito emagrecedor está associado à liberação do hormônio catabólico adrenalina. Ela age sobre o sistema nervoso central, estimulando a concentração, melhorando o humor e diminuindo a sensação de fadiga após a atividade física e mental.
- Camellia sinensis:
O chá, feito a partir da planta é considerado uma das bebidas mais consumidas no mundo, fincando atrás apenas da água. Da planta pode ser obtido, como resultado de diferentes processos de produção, o chá verde, chá preto, chá branco e chá oolong. O consumo de seus derivados proporcionam perda de peso com benefícios sobre os níveis de colesterol total e pressão arterial. Também são constatadas diminuição da gordura corporal, aumento da massa magra e melhor tolerância a glicose, sua atividade antioxidante e hipolipidêmica diminuem eventos que levam a doença hepática gordurosa não alcoólica.
- Canela (Cinnamomum zeylanicum):
Além de um aroma irresistível, possui em sua composição grande quantidade de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Uma dica saborosa para incluir a canela na sua rotina é polvilhar uma colher de chá rasa dela em cima de frutas.
- Feijão Branco (Phaseolus vulgaris):
Recentemente a variedade crua vem sendo estudada por pesquisadores da área, devido ao seu componente ativo, faseolamina, inibidor da enzima alfa-amilase (responsável pela absorção dos carboidratos) e, consequentemente, reduzindo a biodisponibilidade intestinal de carboidratos. Atualmente ele vem sendo consumido como produto emagrecedor. Outras evidências experimentais têm sugerido que extratos ou derivados de feijão branco, podem ter a capacidade de reduzir o depósito lipídico corporal e a glicemia.
- Gengibre (Zingiber officinalis):
Outro importante aliado na aceleração do metabolismo, com aumento aproximado de 20% dele. Pode ser consumido cru, salpicado nos alimentos, refogado ou em forma de chá.
É importante ressaltar que o alimento por si só não faz milagre. É preciso o acompanhamento clínico para a correta prescrição fitoterápica pelo nutricionista.
Lembrando que os alimentos termogênicos não são indicados para pessoas com Hipertireoidismo, uma vez que o metabolismo já é acelerado, pode causar a perda da massa muscular. Gestantes, crianças, pessoas com hipertensão, úlceras, cardiopatas e pessoas que tem alergias, antes de consumi-los devem consultar o nutricionista, pois em alguns casos eles podem acarretar o aumento da pressão arterial, insônia, hipoglicemia, taquicardia, nervosismo e eczemas.
...
Esta matéria foi baseada na pesquisa cientifica realizada pela acadêmica em nutrição, Marilía Rangel. A mesma editou e autorizou a publicação do seu trabalho. :)
Beijinhos, Janna!!! (Janaína Oliveira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário