Então vamos ao que interessa certo? SÃO JOÃO CHEGOU! Vamos saber um pouquinho mais sobre as comidas tipicas feitas com milho.
E porque não falar sobre o milho e os seus benefícios para a nossa saúde?
O milho é um cereal rico em carboidratos e fibras, é uma ótima fonte de energia e ajuda a eliminar as toxinas do corpo, melhorando o funcionamento do organismo. Para os adeptos das dietas mais restritas, o milho não deve ser cortado e sim ingerido de maneira moderada. Se você for o tipo de pessoa que gosta bastante, consulte o seu nutricionista que ele pode adequar a quantidade necessária na sua alimentação. Entre os componentes do milho, destacam-se as vitaminas A, B1 (tiamina) e C, o magnésio é o carotenóide. Este último composto é o que traz a cor do milho e duas de suas substâncias, a lateína e a zeaxantina, que auxiliam na saúde dos olhos.
O valor calórico do milho depende muito da maneira de como ele é consumido. Mas ele possui em média 370 calorias.
Comidas Juninas
Mas vamos ao que interessa, entrado em clima de são João vou falar um pouquinho sobre o valor nutricional das comidinhas deliciosas da época. O que muitas pessoas não sabem é que os principais ingredientes utilizados como (gengibre, amendoim, canela, abóbora, milho-verde e macaxeira) possuem muitas propriedades funcionais. Auxiliam no combate e tratamento de doenças, são antioxidantes e ricos em vitaminas. Alguns alimentos ditos anteriormente quando consumidos de forma individual, não oferecem riscos consideráveis à dieta. Mas a gente sabe que não é bem assim, porque na maioria das vezes, estes alimentos são acompanhados nas receitas com outros alimentos altamente calóricos, como o leite condensado, manteiga, açúcar, leite de coco e muitos outros.
Abaixo você pode conferir uma média do valor calórico dos alimentos Juninos:
Fonte: www.maisequilibrio.com.br/nutricao/festa-junina-x-calorias-2-1-1-242html
Então para não sair da dieta e não aumentar o peso, o segredo á bem simples: NÃO EXAGERE!
Antes da comemoração, faça uma refeição equilibrada para saciar a fome e assim você não fica com aquela vontade de "beliscar". É muito difícil eu sei hahahaha... Mas é melhor não exagerar.
Separei uma receitinha light que encontrei em um site e achei interessante repassar. Espero que gostem!
Canjiquinha Light
1 pacote de cajica;
Água;
4 cravos da índia;
1 litro de leite desnatado;
1 lata de leite condensado light;
1 colher (chá) de baunilha;
1 colher (sobremesa) de amigo de milho dissolvida com um pouco de água, coloca para finalizar;
Canela em pó para pouvilhar depois de pronto.
Lave bem a canjica e transfira para a panela de pressão. Cubra com água acima da canjica, acrescente os cravos e os paús de canela, tampe a panela e cozinhe por 45 minutos em fogo baixo depois de apitar.
Quando estiver bem mole, acrescente o leite desnatado e o leite condensado. Misture bem, leve ao fogo até ferver, coloque o amido de milho na panela e misture até engrossar um pouco. Com o fogo desligado acrescente a baunilha, transfira para um pote ou taças e pouvilhe com a canela em pó.
Quando estiver bem mole, acrescente o leite desnatado e o leite condensado. Misture bem, leve ao fogo até ferver, coloque o amido de milho na panela e misture até engrossar um pouco. Com o fogo desligado acrescente a baunilha, transfira para um pote ou taças e pouvilhe com a canela em pó.
Guarde na geladeira num pote tampado.
Rende me média 10 porções.
Fonte: www.dietasuave.wordpress.com/2011/06/23/vamos-comemorar-sao-joao-com-canjica-light/
Bom gente, então é isso. Eu espero muito que vocês gostem do post e se por acaso alguém estiver com dúvidas é só deixar no comentário que eu respondo. Agora só postarei algo novamente na semana que vem, depois do são João. Então quero deixar aqui o meu muito obrigada e um ótimo são João á todos vocês!
Janaína Oliveira (Janna)
Nenhum comentário:
Postar um comentário